ATIVIDADE ON LINE:
RELATOS DE UM TRABALHO COM PROJETOS
Trabalhando com os alunos da Escola Estadual Maria Auxiliadora, em 2008 surgiu a idéia de um projeto que contemplasse tanto a parte técnico-teórica da informática, quanto os conteúdos da disciplina de história. Em comunhão com o técnico do LIED, Rogério Santos, elaboramos um projeto denominado “Atividade on-line”.
Neste projeto, a ideia principal era que os alunos aliassem os conhecimentos tecnológicos à disciplina de geografia. Ele é realizado sob duas modalidades: primeiro, os alunos da terceira fase do II ciclo e da primeira fase do III ciclo trabalham com o e-mail, dando preferência para o Gmail. O professor envia as atividades com links para fotos, vídeos, textos, etc e os alunos, realizam a atividade e reenviam para o professor corrigi-las. Para tanto, foi necessário que o técnico do laboratório reservasse um horário semanal para os alunos realizarem a atividade e confeccionar seu e-mail, pois alguns ainda não possuem os recursos necessários para isso em casa.
Para os alunos da segunda fase do III ciclo e oitava série, foi pensado um blog no qual os alunos iriam participar das atividades mais complexas, uma vez que já teriam um contato maior com os recursos necessários para realiza-las. Também podem participar do horário comum reservado a eles apenas para este fim.
Com este projeto, temos colhido frutos significativos: os alunos despertam o interesse para a pesquisa, aprofundam no estudo, têm buscado a internet como fonte de conhecimento científico e não apenas como entretenimento – como na maioria dos casos, o contato com as novas tecnologias amplia o horizonte de conhecimento e faz com que os alunos desenvolvam habilidades especiais (leitura rápida, raciocínio objetivo, estrutura lógica lingüística e textual, etc).
Este trabalho tem sido proveitoso e foi partilhado por meio de quatro encontros presenciais no Sala do Professor. Nos encontros foi enfatizado o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e sua contribuição para o rendimento dos alunos em sala de aula. Os professores puderam visualizar novas metodologias e tiveram a oportunidade de aplicá-las em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário