terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 2.2

Navegando Entre-linhas e Entre-textos

A organização de um texto com hipertextos facilita a navegação dentro da pesquisa de um determinado assunto. Pode-se ter acesso aos mais variados textos, ampliando ainda mais o horizonte de pesquisa e construindo novos conhecimentos. As facilidades são inúmeras, principalmente se o texto que está sendo lido não possui rodapés ou outro tipo de explicação, mas redireciona o leitor para que este mesmo busque, pesquise sobre o que não entendeu, sobre o que lhe interessou, facilitando cada vez mais, impedindo que o leitor tenha que reabrir o navegador ou abrir uma nova aba do mesmo para iniciar uma pesquisa de um determinado assunto que lhe chamou a atenção. Cada leitor pode navegar por si mesmo e buscar no próprio texto, dando-s e apenas ao trabalho de retornar ao texto de origem, sem ter outros inconvenientes.

Partindo para o horizontes, podemos imaginar uma aula. Nesta aula, o professor tem que abordar um assunto específico. Porém, é impossível que ele esteja preso apenas àquele fato. Então, à medida que ele vai apresentando o assunto que ele quer que os seus alunos compreendam, ele vai ampliando horizonte dos alunos, provocando-os a perguntarem o que está por detrás daquele assunto, quais são as motivações, quais os percursos, os caminhos para se ter chegado àquela teoria, aquele fato histórico, àquela certeza científica, etc. O professor vai respondendo as perguntas dos alunos e lhes vai ampliando os horizontes de conhecimento. Navegar em um hipertexto é como participar de uma aula assim, na qual se tem um objetivo principal e ao redor se vai construindo os alicerces para um conhecimento mais amplo e mais complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário