terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 2.7

Blogger: ambiente de comunicação professor-aluno
Aprendizado e avaliação
Tema: Conflitos no Oriente Médio




Essa atividade foi realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual Maria Auxiliadora, na disciplina de geografia. Os alunos já mantém acesso ao ambiente do Blogger desde o início do ano, época em que foi feito um trabalho inicial para a utilização do ambiente para avaliação na disciplina.
Notou-se que houve um envolvimento compensador, pois a mesma atividade poderia ser feita em sala de aula, apenas assistindo a um vídeo comum na TV e depois feito um relato ou uma análise do mesmo, mas, de acordo com os comentários dos alunos mesmo, a grande maioria gosta de fazer no computador e dá preferência, pois a atividade pode ser continuada fora da sala de aula.
Tivemos algumas dificuldades que são resultado de limitações estruturais: internet com conexão lenta, computadores antigos que não suportam muito bem multimídia, enfim, coisas do tipo. No que tange à compreensão da atividade, todos entenderam bem o que precisava ser feito. Havia um aluno novo que não possuía conta no Gmail, mas em poucos minutos, com auxilio de um colega mesmo, ele fez sua conta e já estava pronto para usar o blogger. Não é exigido dos alunos que eles tenham um blog, mas que tenham apenas uma conta Gmail, porém, muitos fizeram o blog apenas para acompanhar a disciplina e aparecerem como seguidores na página.
O professor agiu, conjuntamente com o técnico do laboratório, com muita paciência, pois os alunos pediam explicações sobre o computador e alguns tinham dúvidas sobre o vídeo, sobre alguns dados que apareceram durante o vídeo e, à medida do possível, o professor explicava e lhes tirava as dúvidas.
Percebemos que tal atividade pode envolver várias disciplinas e várias outras formas de fazê-la, dando abertura para que outros professores possam realizar algo da mesma natureza com outras turmas. O grau de dificuldade também pode ser adaptado de acordo com a turma em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário